Carrinho

American Idiot, a ópera rock do Green Day

De tempos em tempos, algumas bandas nos presenteiam com trabalhos mais complexos, como se fossem uma trilha e um roteiro de uma grande peça de teatro. Com canções que sempre se intercalam, contando uma história de começo, meio e fim, esses discos ficam na memória, sempre lembrados por sua qualidade. E foi assim que tivemos grandes obras como Tommy, do The Who, ou The Wall, do Pink Floyd. E uma mais recente: American Idiot, do Green Day.

Lançado em setembro de 2004, o álbum conta a história de Jesus of Suburbia (St. Jimmy), descrito pelo vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong como um “anti-herói, um homem comum impotente, insensível por causa de uma dieta de refrigerante e Ritalina”. Uma ascensão e queda de uma pessoa típica dos anos 2000, onde a crítica a sociedade e a política americana, então encabeçada pelo presidente George W. Bush, eram palpáveis e extremamente presentes no cotidiano. A crítica do disco também foi muito satisfatória, com elogios do New York Times e Entertaiment Weekly, que falaram de “qualquer pretensão com melodia e puro fervor” e que “apesar de ser baseado em um conceito de teatro musical que periodicamente faz sentido, o Green Day faz uma viagem divertida o suficiente”, respectivamente.

As músicas “American Idiot”, “Jesus of Suburbia”, “Wake me up when September ends”, “Holiday” e “Boulervar of Broken Dreams” fizeram com que o disco alcançasse a marca de 14 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro e fosse indicado para sete Grammy, onde faturou o prêmio de Melhor Álbum de Rock. Na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rollling Stone, American Idiot ocupa a 225ª posição, além de estar na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

Com o sucesso na música, American Idiot foi adaptado para uma peça de teatro da Broadway, contando com a participação de um grande elenco que encena todo o contexto das músicas do disco. Definitivamente, um grande passo para uma das melhores obras do século XXI.

Green Day ‎– 21st Century Breakdown - Importado Green Day ‎– WFMU, New Jersey May 28th 1992: FM Broadcast - Duplo Black Sabbath - Vol.04

Loading...
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
Pinterest
Instagram