Carrinho

Histórias bizarras por trás da banda Kiss

A banda Kiss dispensa apresentações para aqueles que são aficionados pelo mundo do rock. Kiss para o rock é como se fosse Star Wars para o cinema. Revolucionaram todas as formas como era realizado um evento de entretenimento, trazendo originalidade e uma identidade bastante peculiar. Kiss não foi somente uma grande banda de heavy metal, mas sim uma poderosa marca e máquina de fazer dinheiro. Lançaram produtos que, digamos, podem ser considerados bizarros. Garrafas de vinho, roupas para cachorro, fliperamas, camisinhas e até um caixão estão na lista de produtos com o nome da banda Kiss. Mas isso é só o começo.

Relação com Satanás

A banda Kiss também é conhecida por polêmicas envolvendo o nome de ninguém menos que Satã. Em março de 1976, um grupo de manifestantes se aglomerou na porta de um dos locais onde a banda Kiss iria se apresentar. Estavam todos muito indignados, pois tinham acabado de descobrir o verdadeiro significado do nome KISS “Knights In Satan Service” (em português: Cavaleiros a Serviço de Satã). Pelo menos para estes manifestantes, essa parecia ser a mais pura verdade, condenavam com, veemência qualquer que fora manifestação realizada pela banda Kiss. Pra piorar, existiam outras variações de significados para a sigla de KISS. Para a letra K, poderia também significar “Kings” (Reis) ou “Kids” (Crianças).

 

Mas não era só dúvidas sobre o real significado do nome da banda Kiss que chamavam a atenção. Muito pelo contrário. Toda a atitude da banda Kiss no palco, a forma como Gene Simons gesticulava era como se estivesse chamando o próprio Satanás do inferno. Gene incorporou este gesto com as mãos em seu espetáculo, como forma de prender a atenção do público.

Não bastava ter seu nome relacionado com Satanás. A banda Kiss também sofreu com acusações de serem adeptos do nazismo de Adolf Hitler. A sigla SS (“Schutzstaffel” em alemão, “tropa de proteção” em português) também foi muito relacionada com a banda Kiss.

 

Não foram somente boatos

Em entrevista para a revista Circus do ano de 1974, ficou claro que a origem da relação da banda Kiss com Satanás surgiu após a publicação do primeiro disco da banda, o homônimo Kiss. O mais bizarro dessa história toda é que quando perguntado sobre qual seria o gosto da carne humana, Gene Simons respondeu: “Eu não queria muito saber, mas estava curioso intelectualmente”. Depois foi questionado se adorava o Diabo e ficou em silêncio. em outra ocasião disse: “Recusei-me a responder por vários motivos. O primeiro motivo, claro, é que foi uma boa publicidade. A outra razão era meu completo desprezo pelas pessoas que estavam fazendo a pergunta.

A aparência e comprimento da língua de Simmons dizia o contrário, porém quando acusado de ser satanista, Gene deixou claro: ” Ao longo dos anos, todas as vezes que fanáticos religiosos me perseguiram e citaram o antigo testamento, eu respondi citando o capítulo e o versículo. Eles não sabiam que eu me formei em teologia na escola. Um idiota é um idiota… Quer cite a Bíblia ou não”

A verdade é que…

Kiss não significava Satã nem Cavaleiros, nem crianças, nem reis de nada. O verdadeiro significado do nome da banda Kiss foi sugerido por Paul Stanley. O logotipo foi desenvolvido pelo guitarrista da banda Ace Frehley e escrito em letras maiúsculas para se destacar. Uma curiosidade: quando a banda se apresentava na Alemanha, o nome KISS tinha de ser modificado para KIZZ.

Por conta de SS ser um símbolo nazista, qualquer alusão a esses símbolos é estritamente proibida no território alemão. Simmons e Stanley são judeus então é impossível associar o Kiss ao nazismo. Assim como este boato, a adoração ao diabo foi somente um bela jogada de marketing para manter os fãs e população em geral intrigadas com a história. Hoje podemos dizer com muita certeza: essa estratégia funcionou e o Kiss é até hoje uma das maiores e mais lendárias bandas de Rock e Heavy Metal do mundo.

 

 

 

Loading...
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Pinterest
Instagram
Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.