Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Amy Winehouse: história, impacto e influência no cenário musical

Amy Jade Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983, na cidade de Londres. Filha do taxista aspirante a cantor Mitch Winehouse e da mãe farmacêutica Janis. Começou a demonstrar aptidão artística aos 10 anos quando fundou uma banda amadora de rap, a Sweet ‘n’ Sour.

Aos 15 anos, Amy Winehouse passou a compor música autoral e realizar apresentações em clubes de jazz londrinos.

Seu primeiro disco de vinil, “Frank”, foi lançado em 2002 e fez bastante sucesso. Porém em 2006, Amy lançou seu segundo disco de estúdio Back to Black”. Por conta disso, conquistou grande parte de seu público internacional. Um de seus maiores hits, “Rehab”, vendeu milhares de cópias. Foi também nesse ano que Amy  foi considerada uma das mulheres mais influentes do século XXI.

Quando perguntada sobre a mudança no seu processo de criação durante a composição de Back to Black, Amy respondeu:

Todas as canções que escrevo são sobre dinâmica humana, seja ela de amigos, namorados ou família. Quando fiz o último disco, Frank, eu me sentia uma pessoa muito na defensiva, muito insegura, de modo que quando eu cantava sobre homens era sempre do tipo: ‘Foda-se. Quem você acha que é?’. O novo disco é mais do tipo: ‘Vou lutar por você’; ‘eu faria qualquer coisa por você’ ou ‘é tão triste que a gente não consiga fazer a coisa funcionar’. Sinto que não sou mais assim, tão adolescente em relação a relacionamentos.”

Impacto e Influência 

Amy foi uma artista que influenciou gerações de novos talentos no cenário da música britânica.  O sucesso comercial atingido por Amy mostrou um novo caminho a ser seguido por outros artistas e gravadoras. Por conta disso, a inserção do Soul e Jazz como um estilo musical que voltou com muita força, principalmente com artistas como Adele e Duffy. Artistas como Florence + The Machine, Kate Nash e Little Boots também fazem parte do cenário de música britânica contemporâneo que Amy ajudou a influenciar e construir.

Essa alteração no comportamento das gravadoras e inserção de novos artistas no cenário é constatada pelo repórter Neil McCormick, que em 2008 fez o seguinte comentário:

“Winehouse não é apenas um gênio musical (…) Ela mudou o cenário musical britânico e preparou o terreno para uma nova geração de jovens cantoras. Amy é extremamente talentosa (…) Amy foi até à origem da música que ama e criou um álbum muito retrô. Por causa disto, o que aconteceu foi que se assistiu a uma mudança nas prioridades da indústria discográfica. Ela voltou a dar prestígio às cantoras. Sabe, Adele não seria chamada de ‘estrela de 2008’ se não fosse Amy a trazer, de novo, esse tal prestígio”

Considerada uma das 60 maiores cantoras de todos os tempos, Amy Winehouse produziu diversos discos de vinil que estão na loja da Vinil Records! Aproveite para aumentar sua coleção de importados, confira a nossa relação de discos da Amy:

Shepherds Bush Empire May 27th 2007

The Ska Collection – Vinil Colorido Importado

 Back To Black Remixes – Vinil Duplo Colorido Importado

 The Ska Collection – Vinil Colorido Importado

The Best of… Redux – Picture Disc Importado

 The Rarities – Vinil Importado

 Across the Water – Disco vermelho Importado

 At The BBC – Importado

Os comentários estão fechados.