Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Jair Rodrigues: o precursor do rap no Brasil

Nascido em Igarapava (São Paulo) no dia 6 de fevereiro de 1939, Jair Rodrigues é considerado o precursor do rap no Brasil. Ele alcançou esse status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, “Deixa isso pra lá”.

Uma de suas principais características são os versos mais declamados do que cantados, a música se tornou um de seus principais sucessos. A faixa ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos.

Origem

Jair nasceu no berço de uma família humilde, para conseguir sobreviver antes de se dedicar integramente à música, o artista trabalhou como pedreiro, alfaiate, mecânico e engraxate. Aos 14 anos, Jair Rodrigues mudou-se com a família para São Carlos. Foi nessa cidade que, acompanhando a irmã em um concurso musical, ele cantou no rádio pela primeira vez. Também em São Carlos, começou a cantar à noite em bares e restaurantes.

 

Carreira musical

A partir dos anos 50, Jair passou a cantar canções populares em São Carlos tendo começado a carreira como crooner. Mudou-se para Osasco nos anos 50 e começou a cantar em bares e casas noturnas.

Em 1959, com 19 anos, incentivado pelo irmão, mudou-se para a região da capital paulista para tentar a carreira artística. Começou então a cantar em casas noturnas de São Paulo e a participar de shows de calouros no rádio. Já em uma de suas primeiras participações, conseguiu o primeiro lugar. A partir daí, firmou-se na música e abandonou a alfaiataria.

 

Brasil, São Paulo, SP. 10/10/1966. O cantor Jair Rodrigues canta a música “Disparada”, de autoria de Geraldo Vandré e Theo de Barros, na finalíssima do Festival de Música Popular da Record, realizado no Teatro Record, na Rua da Consolação, região central da capital paulista. Pasta: 16832 – Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:55705

 

Jair Rodrigues gravou seu primeiro disco em 1962. Era um disco de vinil compacto com apenas duas faixas, em homenagem à vitória do Brasil na Copa do Mundo daquele ano: “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória”. Esta segunda música foi muito tocada no rádio, o que ajudou a torná-lo mais conhecido.

Em 1966, participou do Festival de Música Popular Brasileira com a música Disparada (ao lado de Geraldo Vandré e Théo Barros que ficando em primeiro lugar ao lado de A Banda (de Chico Buarque).

Jair também fez parte de uma série de programas de calouros e ganhou fama ao lado de Elis Regina depois de terem feito um programa de televisão juntos e terem lançado os discos Dois na Bossa três anos seguidos (1965, 1966 e 1967).

Morte e legado

Jair Rodrigues faleceu aos 75 anos,  dia 8 de maio de 2014, em sua casa  (Cotia, São Paulo). O cantor foi vítima de um infarto agudo do miocárdio. Jair foi casado com Claudine Mello e teve dois filhos, os também cantores Luciana Mello e Jair Oliveira. Sendo o principal precursor do rap no mundo, sua obra é de extrema importância para as futuras gerações do rap nacional e internacional. Sua obra é revisitada até os dias de hoje e seus discos registraram o fenômeno que foi Jair Rodrigues em sua carreira musical.

Abaixo você encontra alguns de seus principais discos de vinil:

Acesse e confira nossos discos do Jair Rodrigues

Os comentários estão fechados.