Carrinho

Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB

Biografia de Gal Costa

 

Nascida em Salvador – Bahia, Gal Costa é filha de Maria Casta Pena e Arnaldo Burgos. Não teve muito contato com seu pai, que faleceu quando era pequena, ainda com 15 anos. Já sua11 mãe foi uma grande inspiração e motivação, trouxe a sua filha a cultura através da música clássica. Em 1955, Gal Costa formou amizades com Sandra e Andreia Gadelha, futuras esposas de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Iniciou sua carreira cantando o gênero Bossa Nova, que surgiu no final dos anos 50 no Brasil.

 

 

 

Carreira de Gal Costa

Influenciada por artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Gal Costa se tornou um fenômeno musical baiano vendendo mais de 500 milhões de discos. Seu primeiro disco foi lançado no ano de 1967. A música “Dia de Domingo” foi um grande sucesso e mostrava realmente qual era o estilo de Gal.

Ainda no ano de 1966, Gal Costa participou do Primeiro Festival de Música Internacional, interpretando a canção “Minha Senhora” de Gilberto Gil e Torquato Neto.  No ano seguinte ainda lançou o discoDomingo“, junto com Caetano Veloso pelo selo Phillips, que mais tarde se transformou no selo Polygram.

Também participou do III festival de Música Popular Brasileira interpretando “Bom Dia” de Gilberto Gil  e Nana Caymmi, “Dada Maria” de Renato Teixeira, sendo essa última interpretada em um duo com Sílvio César no festival e com Renato Teixeira na gravação

 

O sucesso veio naturalmente

No ano de 1978, Gal Costa lançou o que seria seu disco de ouro, “Água Viva” com composições escritas por Caetano Veloso, chico Buarque e Milton Nascimento. Após este grande sucesso, veio “Gal Tropical” que impressionou público e críticas da imprensa na época. Nesta obra, Gal cantou seus maiores sucessos de sua carreira como artista.

Ainda nos anos 80, Gal Costa participou do programa especial Mulher 80 na Tv Globo em que o tema era justamente o papel da mulher na sociedade. A principal discussão foi sobre a voz feminina na música brasileira.

Em 2012 foi eleita a 7ª maior voz da música brasileira de todos os tempos pela revista Rolling Stones. A Musa da Tropicália se tornou muito querida e respeitada pelo público brasileiro, sendo uma das artistas mais influentes no cenário nacional.

 

 

 

Loading...
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Pinterest
Instagram
Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.