Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

50 anos sem Jimi Henrdrix, a lenda da guitarra elétrica

 

 

Biografia de Jimi Hendrix

Jimi Hendrix aprendeu a tocar guitarra quando adolescente e cresceu para se tornar uma lenda do rock que entusiasmou o público na década de 1960 com sua guitarra elétrica inovadora. Uma de suas apresentações mais memoráveis ​​foi em Woodstock em 1969, onde executou “The Star-Spangled Banner”. Hendrix morreu em 1970 de complicações relacionadas às drogas, deixando sua marca no mundo da música rock e permanecendo popular até hoje.

 

 

Primeiros anos

Hendrix nasceu Johnny Allen Hendrix (mais tarde alterado por seu pai para James Marshall) em 27 de novembro de 1942, em Seattle, Washington. Ele teve uma infância difícil, às vezes vivendo sob os cuidados de parentes ou conhecidos.

Sua mãe, Lucille, tinha apenas 17 anos quando Hendrix nasceu. Ela teve um relacionamento turbulento com o pai dele, Al, e acabou deixando a família depois que o casal teve mais dois filhos juntos, os filhos Leon e Joseph. Hendrix só veria sua mãe esporadicamente antes de sua morte em 1958.

De muitas maneiras, a música se tornou um santuário para Hendrix. Ele era um fã de blues e rock and roll, e com o incentivo de seu pai aprendeu

sozinho a tocar guitarra.

Quando Jimi Hendrix tinha 16 anos, seu pai comprou para ele seu primeiro violão e, no ano seguinte, sua primeira guitarra elétrica – uma Supro Ozark destra que o canhoto natural tinha de virar de cabeça para baixo para tocar. Pouco depois, ele começou a se apresentar com sua banda, os Rocking Kings. Em 1959, ele largou o colégio e trabalhou em empregos estranhos, continuando a seguir suas aspirações musicais.

Serviço militar

Em 1961, Hendrix seguiu os passos do pai ao se alistar no Exército dos Estados Unidos. Enquanto treinava como para-quedista, Hendrix ainda encontrava tempo para a música, formando uma banda chamada King Kasuals. Hendrix serviu no exército até 1962, quando foi dispensado com honra após se ferir durante um salto de paraquedas.

Depois de deixar o exército, Jimi Hendrix começou a trabalhar com o nome de Jimmy James como músico de estúdio, fazendo backup de artistas como Little Richard, B.B. King, Sam Cooke e os irmãos Isley. Em 1965, ele também formou um grupo próprio chamado Jimmy James and the Blue Flames, que fazia shows no bairro de Greenwich Village em Nova York.

Jimi Hendrix Experience

Em meados de 1966, Hendrix conheceu Chas Chandler – baixista do grupo britânico de rock Animals – que assinou um acordo com Jimi Hendrix para se tornar seu empresário. Chandler convenceu Hendrix a ir para Londres, onde juntou forças com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell para formar o Jimi Hendrix Experience. Enquanto se apresentava na Inglaterra, Jimi Hendrix conquistou muitos seguidores entre a realeza do rock do país, com os Beatles, Rolling Stones, The Who e Eric Clapton se tornando grandes admiradores de seu trabalho. Um crítico da revista musical britânica Melody Maker disse que ele “tinha uma grande presença de palco” e parecia às vezes como se estivesse tocando “sem mãos”.

“Hey Joe! – Lançado em 1967, o primeiro single do disco

Em Jimi Hendrix Experience, “Hey Joe”, foi um sucesso instantâneo na Grã-Bretanha e logo foi seguido por sucessos como “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”. Em turnê para divulgar seu primeiro álbum, Are You Experienced? (1967), Hendrix encantou o público com suas habilidades ultrajantes de tocar guitarra e seu som inovador e experimental. Em junho de 1967, ele também conquistou os fãs de música americana com sua impressionante apresentação no Monterey Pop Festival, que terminou com Hendrix acendendo sua guitarra.

‘Electric Ladyland’

Tornando-se rapidamente um superstar do rock, no final daquele ano Hendrix marcou novamente com seu segundo disco, Axis: Bold as Love (1967). Seu último disco como parte de Jimi Hendrix Expeprience, Electric Ladyland (1968), apresentou o sucesso “All Along the Watchtower”, escrito por Bob Dylan.

A banda continuou em turnê até se separar em 1969. “The Star-Spangled Banner” em Woodstock Em 1969, Jimi Hendrix se apresentou em outro evento musical lendário: o Woodstock Music Festival. Hendrix, o último artista a aparecer no festival de mais de três dias, tocou uma versão rock de “The Star-Spangled Banner” que surpreendeu as multidões e demonstrou seu considerável talento como músico.

Também um excelente compositor e produtor nessa época, Hendrix tinha seu próprio estúdio de gravação, Electric Lady, no qual trabalhava com diferentes artistas para experimentar novas canções e sons.

No final de 1969, Hendrix montou um novo grupo, formando Band of Gypsys com seu amigo do exército Billy Cox e o baterista Buddy Miles. A banda nunca decolou realmente, no entanto, e Hendrix começou a trabalhar em um novo disco provisoriamente denominado First Rays of the New Rising Sun, com Cox e Mitch Mitchell.

Morte

Infelizmente, Hendrix não viveria para concluir o projeto. Morte Hendrix morreu em Londres de complicações relacionadas às drogas em 18 de setembro de 1970, aos 27 anos. Ele deixou uma marca indelével no mundo da música rock e continua popular até hoje. Como um jornalista escreveu na tribo de Berkeley, “Jimi Hendrix conseguia tirar mais proveito de uma guitarra elétrica do que qualquer outra pessoa. Ele era o melhor guitarrista”.

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.